sexta-feira, 13 de março de 2009

SEXTA-FEIRA 13


Cruzar com gato preto, passar debaixo de escada são sinais de azar. Imagine-se fazendo isso num dia como o de hoje, Sexta-feira 13! A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar e não é preciso nem que ocorra nenhuma das situações acima.
O número
13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Esta
superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Visando o tesouro dos Cavaleiros da Ordem dos Templários, o Rei Filipe IV de França, também chamado de 'O Belo", declarou ilegal a ordem. Os membros foram presos simultaneamente em todo país e muitos foram torturados e executados sob a acusação de heresia. Há uma rápida menção deste fato no filme 'O Código DaVinci'. A história dos Templários pode ser conhecida um pouco melhor também através de uma produção do National Geographic Channel - Os Segredos da Bíblia - Os Caveleiros Templários.
Existe também a associação do mau agouro à Sexta-feira 13 no fato de que provavelmente Jesus Cristo tenha sido morto em uma Sexta dia 13 levando-se em consideração que a Páscoa Judáica é comemorada no
dia 14 do mês de Nissan, segundo o calendário hebraico.
Existe também o fato de que à mesa da Santa Ceia havia 13 pessoas sentadas, Jesus Cristo e os 12 apóstolos
, desta mesa, logo em seguida dois dos componentes morreram violentamente, Jesus foi crucificado e Judas provavelmente tirou a própria vida.
A mitologia nórdica também tem a sua explicação para a maldição da Sexta-feira 13, aliás mais de uma. A primeira diz que houve um banquete para o qual 12 deuses foram convidados. Loki,
espírito do mal e da discórdia, não havia sido convidado e mesmo assim compareceu e, como todo bom penetra, começou uma briga que culminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí também veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.
A outra explicação diz que a deusa do amor e da beleza era
Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Com o advento do cristianismo e a conversão das tribos nórdicas e alemãs, Friga foi transformada em bruxa. Em toda sua ira e, com fins vingativos, a outrora conhecida como deusa do amor e da beleza, passou a se reunir todas as sextas com mais 11 bruxas e o demônio. A finalidade das reuniões era os 13 ficarem rogando pragas aos humanos. A partir da Escandinava a superstição acabou se espalhando por toda a Europa.
_____________________________
Fonte de Pesquisa: Wikipedia
Fabiana Telaroli

Um comentário:

Renan Castro disse...

Bela postagem. Bem diferente do que eu vejo em programações de tv, como o Globo Repórter, rs. Mas enfim, estava estudando sobre mitologia grega esses dias, e lia algo sobre a noite, sobre a Deusa da noite, Nyx. Uma das primeiras aparições do universo, sendo as outras suas irmãs. Engraçado como o mundo humano em si é voltado para o deus, no masculino, e na mitologia grega quem aparece mais são as mulheres, as deusas. E faz sentido olha só; O que tem no universo sem nada? - "A" Escuridão, logo "A" Noite, "A" Madrugada entre outros. E na cultura Wicca, a religião das bruxas, onde se há a valorização e a preservação da natureza, sendo tbm mais uma aparição divina, é mais uma, culturalmente falando, contradição com o próprio deus do homem. A Lua tbm segue como o ciclo da deusa nas crenças pagãs e celtas. E assim relacionasse mal e sem estudo a bruxaria como o dia do azar, sexta feira 13, sendo neste dia o marco histórico às práticas "hereges", que ocasionou a incineração de milhares de corpos ainda vivos, devido as práticas satânicas julgadas pela igreja católica.

Renan Castro