quinta-feira, 5 de março de 2009

pONTUAÇÃO pONTO DE pARTIDA

Foi no princípio do século X que se deu o nome latino aos sinais de pontuação. Assim, ao sinal que indicava uma pequena pausa e que em grego se chamava “koma” (tronco), deu-se o nome latino de “incisum” (que corta ou separa palavras). O nome “coma” ainda se mantém na língua espanhola. Na nossa língua e em outras passou a chamar-se vírgula, palavra latina que significa “pequena vara”, porque a vírgula entre as palavras é como uma varinha que as separa.

O lugar da vírgula na frase já funcionou como verdadeiro árbitro entre a vida e a morte. No livro “Tudo Sobre a Vírgula”, de J. Ferraz Freitas, há casos curiosos. Consta que um oficial foi condenado, e seu pedido de perdão recebeu a seguinte sentença do rei: “perdoar impossível, mandar para a forca”. Devido a sorte do moço, a rainha salvou-o com uma simples mudança de vírgula: “perdoar, impossível mandar para a forca”.

Certo governante, comunicando a revolta da cidade ao seu superior, perguntou-lhe: “devo fazer fogo ou poupar a cidade?”. A resposta foi: “fogo não, poupe a cidade”. No entanto, o telégrafo trocou a vírgula e o telegrama de resposta dizia: “fogo, não poupe a cidade”. E essa sofreu disparos ruidosos de artilharia mortífera.

Imagine a catástrofe escrita e oratória se não usássemos a pontuação corretamente.

Breve explicação gramatical sobre pontuação:

-> Ponto (.) - Usa-se no final do período, indicando que o sentido está completo. Também usado nas abreviaturas.

-> Vírgula (,) - Marca uma pequena pausa no texto escrito, nem sempre correspondente às pausas (mais arbitrárias) do texto falado. É usada como marca de separação para: o aposto; o vocativo; o atributo; os elementos de um sintagma não ligados pelas conjunções e, ou, nem; as orações coordenadas assindéticas não ligadas por conjunções; as orações relativas; as orações intercaladas; as orações subordinadas e as adversativas introduzidas por mas, contudo, todavia, entretanto e porém. Deve-se evitar o uso desnecessário da vírgula, pois ela dificulta a leitura do texto. Por outro lado, ela não deve ser esquecida quando obrigatória.

-> Ponto e vírgula (;) - Sinal intermediário entre o ponto e a vírgula, que indica que o sentido da frase será complementado. Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto. É usado em frases constituídas por várias orações, algumas das quais já contêm uma ou mais vírgulas; também para separar frases subordinadas dependentes de uma subordinante; como substituição da vírgula na separação da oração coordenada adversativa da oração principal.

-> Dois pontos (:) — Marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração (separada do texto contínuo), um esclarecimento ou uma síntese.


Nenhum comentário: