quinta-feira, 11 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS

Não há uma verdade absoluta sobre a origem do Dia dos Namorados, visto que a data é comemorada em diferentes épocas do ano pelo mundo. Eis alguns fatos mais conhecidos a respeito.

Há séculos, em Roma, lobos vagavam próximos às casas, por medo o povo invocava o deus Lupercus para afastar os animais. Em agradecimento, um festival em honra do deus era realizado todos os anos no dia 15 de fevereiro. Durante o festival os nomes das meninas romanas eram escritos em pedaços de papel e colocados em frascos. Cada rapaz da cidade escolhia um papel e durante um ano a moça cujo nome estava no papel sorteado deveria ser sua namorada durante todo aquele ano. O festival era conhecido como Lupercália.

Nos Estados Unidos e Europa a data de 14 de fevereiro é uma homenagem ao PadreValentine, dái o nome "Valentine's Day". No ano 270 a.C., Valentine desafiou o Imperador Claudius II que havia proibido terminantemente que fosse realizado qualquer matrimônio. Cada casamento significava um soldado a menos. O castigo de Valentine foi a condenação à morte. Enquanto esperava na prisão pela sua execução, Valentine acabou se apaixonando pela filha cega de seu carcereiro, e com um milagre a fez voltar a enxergar. Em sua despedida, Valentine escreveu a ela uma carta de amor, daí surgiu a tradição de dar um cartão a quem se ama. Mesmo havendo sido considerado um santo pela cura da moça, ele foi decaptado no dia 14 de fevereiro.

No Brasil, o publicitário João Dória com a frase "não é só de beijos que se prova o amor", no ano de 1950, foi o responsável pela popularização da comemoração. Sua idéia era criar uma data equivalente ao Valentine's day dos Estados Unidos, no Brasil. Existem duas razões prováveis para a escolha do dia 12 de junho como o dia dos namorados. Uma delas é que o movimento no comércio no mês de junho não era tão intenso quanto desejado e a outra é pela data ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Seja qual for a origem o que realmente importa é o que se sente pela pessoa a qual escolhemos presentear nessa data.

Feliz Dia dos Namorados!

__________________
Fabiana Telaroli
Fontes: Wikipedia, ilove.terra.com.br

Um comentário:

Renan Castro disse...

Matéria excelente, ainda mais com a etimologia da palavra Valentine's que eu adoro!!!

Fui ler sobre o assunto e, enquanto Valentim estava preso, os jovens da época listados para o exército, mandavam cartas para Valentim dizendo que ainda acreditavam no amor. E foi numa dessas cartas enviada, que conheceu a filha do carcereiro, Assíria, permitindo a visita da filha cega. Então os dois se apaixonaram e ele foi decapitado.

Lindo! rs

Renan.